Tuesday, January 30, 2007

O tempo escorregou?

Ilustração (Dali)
Ela, a Julieta, aproximou-se, aparentemente sã, aparentemente aparente. "E a conversa, pensei, lá vem ela!!!
Ei-la!!!! .................
"Você sabia que a Manuela foi namorada do Pichy?" Disparou a Julieta.
"Ela própria me contou", disse eu, sem espanto.
"Ah, mas a fulana casou-se com outro, um que é engenheiro, que tem a mania de ir à caça e deixa-a para trás. Vai daí, ela deixou-o, o marido" e acrescentou à socapa," e até comprou uma nova casa na Amadora, mas o marido fica sempre com a filha na casa de Oeiras e sabe-se lá, se ela se encontra lá, na Amadora com o Pichy?". Fez uma pausa orgulhosa consigo própria.
-Oh Julieta, diga lá, o que é que eu tenho a ver com isso?Perguntei alto e bom som tentando sorrir, como quando se ouve uma anedota, que a Julieta é perigosa. Sabe tudo e vê tudo.
A Julieta retroquiu com um ar, já enjoado: " Ela anda a dizer de si, o piorio!"
E continuou:"Assim você antecipa-se e diz mal dela" Acrescentou " Eu fico, ao seu lado, quando falar, vou dizendo que sim com a cabeça..."
Pensei : "Tu estás a querer vender-me uma intriga , Julieta! mas para que te quero intriga?."
"Quanto custa essa história?" perguntei, alto e bom som, fingindo-me interessada e denunciando a descoberta da intenção.
"Por ser para si é de graça" disse ela, enigmática e, em principio, sorridente!
"Então e se eu não comprar? Perguntei.
" A Julieta respondeu firme. "Vou dá-la ao Director". E acrescentou ." Como a Manuela e o Pichy trabalham cá os dois, nunca se sabe ... quando vai ser preciso ... tal e coisa, embrulha-se isto!"
Terá o Director chegado a comprar a intriga? É que a Julieta morreu atropelada na semana seguinte . Ter tempo para bolar uma intriga é essencial. Neste caso, não sabemos. O tempo escorregou?