Lufa-lufa. Acordei às 7. Preparei o pequeno almoço para a minha mãe.O resto da casa dormia. Horários de trabalho desencontrados.
Saí com a cadela uma hora depois. Na entrada do prédio está uma senhora de mais de oitenta anos, a lavar a entrada. "Bom-dia". Lá fora há um vizinho, baixote, que assobia...Sempre o mesmo vizinho. Que fará ali o homem se nem sequer fuma?....À frente. A cadelita faz o seu chi-chi. Linda esta cadelita. Uma Opel está parada em frente com dois jovens sentados, macambúzios. Inexpressivos. Olham para mim?... À frente. vamos até ao canteiro com a cadelita. Mais um presentito mal cheiroso para eu apanhar! Já está! Prá frente!... "Esta praceta é um parque de estacionamento" penso. Do outro lado uma jovem , encostada a um carro espera alguém. Passa o dono do café da estrada de benfica, do lado de lá da praceta." Queres dinheiro, pergunta ela?". Voz alta."Estranho! Não costuma ser ao contrário, neste país de fruta.....?" Lembro-me do apito dourado. E da fruta. Volto para casa do outro lado. Entretanto estaciona ao lado da Opel, uma ambulância, com inscrição do Hospital de Santa Maria, bom carro, vidros fumados, modelo superactual. Saem 3 ou 4 homens com uma cadeirinha de lona alaranjada mais tipo praia."Onde será, perguntam uns aos outros?" " É na porteira, diz um!" "Não tem porteira diz o outro." Apetecia-me ficar ali parada a ver a produtividade dos meios de salvamento nacionais. Mas com as duas carrinhas paradas , não ouso ( ambulância, inclusa, claro) não ouso, decididamente.Tanto homemzarrão a ..."trabalhar" complica e eles implicam que se olhe!!!
Subo os sete andares de elevador e vou à janela para tirar uma fotografia à desbunda. E não é que a ambulância tinha desaparecido, num minuto?"Em menos de um minuto encontraram o doente?" Penso:" Estes senhores andam a brincar. Enganaram-se na morada, iam visitar alguém que se mudou?"E em Odemira morrem pessoas por falta de assistência urgente. Muito mal Senhor Ministro. Excelente distribuição de recurso.
No comments:
Post a Comment