Friday, January 19, 2007

Memórias soltas

Quando os sofás se esvaziam com o tempo ficam as memórias e os cadernos.
Vocês não os vêem a eles, mas eu vejo-os perfeitamente:
No sofá, lá está o Srº Mendes, mais à esquerda, o Srº Director ao meio e ao lado o Drº Gomes . Acabo de me sentar no outro sofá .
As palavras-pensamentos voam para os cadernos.
Classifico-os:
O tipo decente é o Drº. Gomes o terceiro da fila, no primeiro sofá. Magro, alto, homem bonito em tempos, sempre reservado e sem acreditar na bondade dos homens (mulheres incluídas). Consta que tem um casamento desfeito e é amante de uma enfermeira( cuidados e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém) .
O Srº Mendes logo o primeiro sentado, é viciado no acto de falar. Olhando para ele dir-se-ia que os maxilares foram concebidos para tal. Falar.
O Director senta-se no meio. É uma espécie de pai-morto. De facto, ninguém lhe negou nunca a inteligência ( mais fama que proveito a meu ver!) .Trabalhador incansável e nunca cansado tem uma grande apetência por papeís. São a sua realização pessoal, tal como a tela o é para o artista. O seu momento semanal de enorma prazer é encher uma sala sem móveis, com papeis, dezenas deles, ordenados, criteriosamente limpos, logotipos visíveis e se possível carimbos, tipo fotografia, onde cai o carimbo pára a História Universal e todos se inclinam perante a Prova de que o carimbo foi posto.Ou seja. perante ele próprio. A sua existência. Talvez seja a essência do funcionalismo.
É baixote. Magro.Careca.Dizem que a mulher dele é louca. Ele diz que a senhora, a que trata por Isabelocas, tem uma grave depressão. O homem gosta de se rir à gargalhada, por tudo e por nada. Mas é um esganiçar de voz , no feminino, que sai estridente, insuportável. Penso que é natural que a mulher tenha enloquecido.Nunca fala do filho que, diz-se é autista ou coisa assim.
O Director gosta de tudo o que se relaciona com trabalho. Trabalhadores incluídos e trabalhadoras. Gosta de exibir solidariedade, mas é um homem cheio de maldade. Como veremos.

No comments: